Você sabia que está correndo perigo quando permanece em piscina aberta durante tempestades? Há diversos mitos sobre esse tipo de ambiente e raios, contudo, no geral, aqueles que continuam nadando após uma tempestade de verão podem sofrer sérias consequências.
Cerca de 50 milhões de raios atingem o Brasil durante o ano todo e a maior parte das descargas é ao longo do verão, portanto, piscina aberta e tempestade de raios é uma combinação perigosa.
Quer entender melhor sobre o assunto? Acompanhe o artigo.
Boa leitura!
É verdade que piscina aberta atrai raios? Entenda!
O clima quente, a localização geográfica e a alta umidade conferem ao Brasil o título de país campeão em ser atingido por raios.
O território nacional favorece a formação de nuvens responsáveis por causar tempestades de raios ao longo do ano.
Consequentemente, foi revelado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que:
• 2% das mortes no mundo todo por raio acontecem no país;
• 40% das fatalidades ocorrem durante a estação mais quente, o verão, e parte dos acidentes são em ar livre.
Logo, é importante ter bastante cuidado durante toda tempestade, afinal, no Brasil é mais fácil sofrer com as consequências de raios.
Contudo, isso não quer dizer que qualquer objeto possa atrair os raios durante uma tempestade.
Tesouras, facas, espelhos e piscinas abertas não são responsáveis por atrair raio.
Sendo assim, não é verdade dizer que as piscinas atraem raios, esse é um mito.
Na verdade, acaba sendo pouco provável que a piscina seja atingida, exceto as piscinas localizadas em coberturas, já que os raios têm a tendência de atingir locais altos.
Também há a crença de que o corpo humano vai atrair a descarga elétrica, principalmente se a pessoa tiver algum pino, marca-passo ou objetos metálicos inseridos em cirurgia, tudo isso é mito.
É perigoso ficar em piscina aberta durante as tempestades de raio?
Embora a piscina não seja responsável por atrair raios, a propagação deles acaba sendo facilitada por onde há água, isso significa que é perigoso continuar nesse ambiente durante tempestades.
Entenda que a água é uma excelente condutora de eletricidade, porém, o cloro é que vai propagar a corrente nesse elemento, já que é muito bom em operar como condutor elétrico.
Ademais, o perigo dos raios e tempestades nas piscinas abertas está no fato de que essa piscina tem motor e dutos que possuem a responsabilidade de filtrar e de transportar a água.
Desta forma, pode acontecer que o raio atinja uma área a 500 metros de distância da região de banho e acabe percorrendo a tubulação tanto de piscina externa, como interna.
Durante esse momento, a descarga elétrica forte atinge qualquer pessoa que estiver na piscina.
Cuidados para evitar não sofrer as consequências:
Durante a tempestade de raios é necessário sair imediatamente da piscina, essa é a melhor forma de se proteger contra os danos causados por raios.
Não esqueça de que é no Brasil, durante o verão e em locais abertos que ocorrem milhares de fatalidades, ou seja, permanecer na piscina ao longo de uma tempestade é perigosíssimo e a forma de manter a segurança é saindo desse ambiente, ficando longe.
Segundo o corpo de bombeiros, a principal recomendação é buscar abrigo em algum local que seja fechado e manter-se distante de qualquer material que conduza eletricidade e de árvores.