Av. José Wilker Ator, 605

Sala 826 - Barra da Tijuca

21 3081-5603

Atendimento ao cliente

Seg - Sex: 9h às 18h

Horário de atendimento

Riscos e cuidados com o sol no verão

No verão, grande parte das pessoas se expõe mais ao sol, principalmente em piscinas e praias. Mas é preciso estar atento quanto aos riscos e cuidados com o sol no verão.

Você sabe o que fazer para preservar sua saúde na exposição do sol?

Entenda mais sobre esse assunto e conheça os principais riscos e como ter maior cuidado com o sol no verão. Boa leitura!

Quais os riscos da exposição ao sol?

Os principais riscos da exposição ao sol no verão estão relacionados com os raios solares, que são os raios UVB e UVA. Esses raios significam aproximadamente 95% da radiação que o corpo recebe e penetram na pele.

Dentro disso, o acúmulo dos raios solares pode causar problemas de saúde, como queimaduras, manchas, rugas e até mesmo tumores, tanto malignos, quanto benignos.

Em geral, os raios UVA são responsáveis por causar os problemas considerados de maior gravidade, como doenças de pele e envelhecimento precoce. Ademais, os raios UVB costumam causar problemas de ordem secundária, como deixar a pele vermelha por ocorrência de queimadura, principalmente entre 10h e 16h, que é o período de maior intensidade solar.

Sendo assim, como no verão a exposição ao sol acaba sendo maior, é importante que o cuidado com a pele também seja maior.

Cuidados necessário com o sol no verão

Entre os principais cuidados com o sol no verão está o uso de filtro solar. O filtro é o mecanismo existe para proteger a pele dos raios UVA e UVA, porém nem todos possuem essas duas proteções. Assim, é essencial encontrar marcas que fornecem ampla proteção.

Além disso, para escolher, é indicado que o filtro solar tenha proteção de, no mínimo, 30 FPS.

Porém, não é apenas o uso de filtro solar que é necessário para proteger sua saúde. É importante, também, evitar tomar sol e ficar exposto aos raios solares no período de maior incidência, que é entre 10h e 16h, bem como é importante o uso de óculos escuros.

Ademais, utilizar bonés, chapéus e roupas que protejam o corpo também é um tipo de cuidado que pode auxiliar muito na prevenção de problemas de pele em decorrência do sol.

Outro cuidado muito necessário e que deve ser utilizado em conjunto com os demais é o consumo de água. Beber muita água é de grande importância no verão, pois é um período em que ocorre maior perda de líquido através do suor, podendo causar desidratação.

Considerações finais

Sendo assim, não há problema de se expor ao sol e aproveitar a temperatura agradável do verão, desde que para isso você tome os cuidados necessários e siga as orientações de horário de exposição, uso de filtro solar com fator adequado e demais dicas que foram trazidas aqui.

Dessa forma, você vai poder aproveitar ao máximo do que o verão e o sol têm a oferecer, inclusive absorvendo vitamina D que é muito importante ao organismo, porém com segurança e cuidado com sua saúde, assim como deve ocorrer em outros períodos do ano também.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

posts recentes

Receba novidades

Open chat