Av. José Wilker Ator, 605

Sala 826 - Barra da Tijuca

21 3081-5603

Atendimento ao cliente

Seg - Sex: 9h às 18h

Horário de atendimento

Exercícios na piscina: Conheça as vantagens

mulher de maiô e cabelo preso fazendo exercício com halteres na mão, dentro da piscina

Fazer exercícios já é bom… Mas na piscina pode ser melhor ainda.

Geralmente quem opta por ter piscina em casa já associa a novidade com momentos em lazer e diversão com a família, mas o que poucos se lembram é que, para além da distração, também é possível utilizá-la como aliada para a prática de uma variedade de exercícios.

Dança, exercícios de fortalecimento, step, hidroginástica e até mesmo atividades esportivas, como vôlei, são alguns exemplos de como você pode aproveitar esse ambiente para se exercitar.

A seguir, confira quais são as principais vantagens de se exercitar na piscina.

1. Emagrecimento

Vamos começar com um dos benefícios que, definitivamente, agradam a todos os públicos.

Emagrecer é uma das maiores vantagens de quem se dedica à prática de exercícios da piscina. Isso porque a natação é uma atividade cardiovascular que promove movimentação de todos os grupos musculares (muitas vezes simultaneamente). Dessa forma, se destaca como um esporte completo e muito indicado para quem está precisando perder alguns quilinhos na balança.

2. Resistência e fortalecimento

Por um lado, os exercícios na piscina trazem muito mais resistência cardiovascular para o indivíduo, visto que atividades na água exigem maior esforço para a realização de qualquer movimento – e, assim, ainda queimam muito mais calorias.

Pelo mesmo motivo, ganha-se também em fortalecimento e resistência muscular.

Sendo assim, é uma excelente atividade para indivíduos que querem mudar a composição corporal, diminuindo o percentual de gordura e aumentando a concentração de massa magra.

3. Flexibilidade

Quer ganhar em flexibilidade? Então já achou a atividade certa para você.

Os exercícios na água amplificam também nossa flexibilidade, seja por corridas na água, coreografias de dança ou exercícios específicos de elevação, flexão e abdominais.

Faça o teste: comece efetuando esses exercícios na água e depois tente fora dela. Você certamente vai perceber um ganho expressivo de mobilidade e flexibilidade corporal.

4. Baixo impacto articular

Outro benefício muito interessante dos exercícios realizados na piscina é que eles são de baixíssimo impacto para as articulações, protegendo especialmente os joelhos, que sofrem bastante em demais atividades aeróbicas, como corridas, por exemplo.

Além de diminuir os impactos às articulações e prevenir lesões, essa vantagem faz com que esses exercícios sejam altamente recomendados para pessoas com condições especiais de postura, obesos, indivíduos com osteoporose ou gestantes.

5. Melhor circulação sanguínea

Os exercícios na água também melhoram a circulação de sangue no organismo.

Quer entender como? Isso acontece porque a pressão hidrostática nos membros inferiores (quadril para baixo) é mais alta dentro da água, facilitando o retorno venoso. Com isso, a circulação sanguínea melhora e os edemas (inchaços) diminuem.

Sendo assim, esses exercícios são bem recomendados para indivíduos com varizes ou trombose, assim como para gestantes.

6. Possibilidade de usar equipamentos para melhores resultados

Está muito enganado (a) quem pensa que não dá para utilizar alguns aparelhos ou equipamentos na piscina para trazer resultados ainda melhores para a prática do exercício. Halteres de polietileno ou plástico, minitrampolins, bikes de spinning aquáticos, cinturões de flutuação e steps aquáticos são alguns exemplos.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

posts recentes

Profissional limpando piscina

5 Dicas para manter sua piscina limpa

5 Dicas para manter sua piscina limpa
1. Cuide da área externa
2. Limpe regularmente a área interna
3. Limpe as bordas e paredes da piscina com frequência
4. Mantenha o tratamento químico em dia
5. Esteja em dia com as revisões do motor

LEIA MAIS

Receba novidades

Open chat