Av. José Wilker Ator, 605

Sala 826 - Barra da Tijuca

21 3081-5603

Atendimento ao cliente

Seg - Sex: 9h às 18h

Horário de atendimento

Você sabe como limpar uma piscina verde?

piscina verde - como tratar

piscina verde é um dos grandes pesadelos de quem tem piscina em casa. Além de prejudicar a estética, a água esverdeada também pode trazer problemas à saúde dos banhistas.

O que causa a cor esverdeada na piscina?

A água da piscina, e consequentemente suas bordas, paredes e fundo, ficam esverdeados pela presença de algas, trazidas pelo vento e pelas chuvas. Em uma água sem tratamento ou tratada de forma incorreta, as algas podem se multiplicar. Outros fatores que contribuem para a proliferação das algas são: falta de cloro, excesso de ácido cianúrico e alcalinidade e pH fora dos padrões.

Como limpar uma piscina verde: passo a passo

Verifique o filtro da piscina

O primeiro passo para uma limpeza bem-sucedida é verificar a areia do filtro da piscina. Ela é responsável por segurar os pequenos detritos sólidos e, com o uso, fica carregada de sujeiras, o que a impede de fazer seu trabalho corretamente. Realize a troca da areia a cada dois anos ou sempre que notar que ela está suja e compactada.

Retire detritos sólidos maiores

Agora que o filtro está em perfeito funcionamento, chegou a hora de retirar os detritos sólidos maiores, como folhas e insetos. Faça isso com o auxílio de uma peneira, acoplada a uma haste de alumínio. É importante realizar esse passo antes de iniciar a aplicação de cloro na água por dois motivos:

– Porque esses detritos atrapalham a visualização da real situação da água;

– Porque esses resíduos, em contato com o cloro, podem formar substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde.

Avalie o pH e a alcalinidade da piscina

Com a piscina livre de resíduos sólidos, vamos avaliar o pH e a alcalinidade da água, utilizando uma fita teste específica para a tarefa. Esse passo é importante porque é ele quem vai guiar o que será feito a seguir. Se os níveis de pH e alcalinidade estiverem desajustados, será necessário aplicar produtos que equilibrem esses parâmetros antes de aplicar o cloro.

– O ideal é ajustar primeiro a alcalinidade, que deve estar entre 80 ppm e 120 ppm. Em caso de resultados abaixo destes, utilize um produto elevador de alcalinidade. Acima, utiliza-se um redutor.

– Aguarde pelo menos 6 horas após a aplicação dos produtos e faça um novo teste. Concentre-se agora no pH, que deve estar entre 6,8 e 7,4. Para números acima ou abaixo destes, utilize produtos redutores ou elevadores de pH.

Aplique o cloro

Chegou a hora de sanitizar a piscina, aplicando o cloro. É ele que vai eliminar os microrganismos presentes na água e evitar a proliferação de bactérias. Esse é um passo essencial para proteger a saúde dos banhistas. Para casos de piscina verde, recomenda-se a supercloração, que é uma dose de choque: 14 gramas de cloro para cada mil litros de água.

Hora de escovar

Utilize uma escova de nylon para esfregar bem as paredes e o piso. Assim, eliminamos qualquer vestígio de alga que esteja incrustado e evitamos nova infestação.

Aplique um algicida

O algicida elimina de vez as algas presentes na água da piscina, mas deve ser aplicado apenas após a escovação, já que ele não é capaz de acabar com algas que estejam incrustadas nas paredes. Aplique a quantidade de choque do produto: 7 ml para cada mil litros de água. Aguarde a decantação dos resíduos e ligue o filtro para eliminação total da sujeira.

Deixe a água cristalina com um clarificante

Sua piscina já está limpa, livre de algas e totalmente saudável, pronta para receber os banhistas. Mas, se quiser deixar a água ainda mais bonita e cristalina, utilize um clarificante. Aplique enquanto o filtro estiver ligado, na quantidade de 10 ml para cada mil litros de água.

Agora é só fazer limpezas periódicas e aproveitar a piscina! Bom mergulho!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

posts recentes

Profissional limpando piscina

5 Dicas para manter sua piscina limpa

5 Dicas para manter sua piscina limpa
1. Cuide da área externa
2. Limpe regularmente a área interna
3. Limpe as bordas e paredes da piscina com frequência
4. Mantenha o tratamento químico em dia
5. Esteja em dia com as revisões do motor

LEIA MAIS

Receba novidades

Open chat